O Instagram é uma das redes sociais que mais crescem no Brasil e no mundo. Inicialmente, ela começou como uma maneira de compartilhar fotos e, com o tempo, ganhou novas atualizações e ferramentas, como os stories e IGTV. Por isso, é fundamental ter um perfil do seu Studio e saber como usar o Instagram de forma profissional.
Confira, neste texto, seis dicas de como usar a rede social profissionalmente e melhorar o posicionamento digital do seu Studio!
POR QUE USAR O INSTAGRAM?
Você sabia que o Brasil está em terceiro lugar no mundo em número de usuários no Instagram? Estima-se que cerca de 70% da população tenha conta na rede social. A maior parte dos entrevistados acessa mais de uma vez ao dia. Além disso, ela é uma das redes preferidas da população, perdendo apenas para o Facebook e o WhatsApp.
Por que esses dados são interessantes para o seu Studio? Porque cerca de 47% dos usuários afirmam que já compraram ou contrataram serviços pelo Instagram. Por isso, é essencial que você saiba como usá-lo de forma profissional, para divulgar o seu trabalho e captar alunos.
COMO USAR O INSTAGRAM DE FORMA PROFISSIONAL?
Para aproveitar todos os benefícios que a rede social oferece e ter bons resultados, é preciso observar algumas boas práticas. Confira quais são elas.
DIFERENCIE O SEU PERFIL PROFISSIONAL DO PESSOAL
O perfil do seu Studio é para mostrar o seu trabalho e outros conteúdos relacionados a ele. Você pode postar a evolução de um aluno, informações sobre patologias e tratamentos, benefícios do Pilates, cursos e materiais de estudos, vídeos de exercícios e seus diferenciais. O perfil profissional não é lugar de postar selfies, conteúdos políticos e religiosos, a festa que você foi ou desabafos.
Você pode e deve mostrar a sua marca no perfil profissional, mas é interessante mostrar quem está por trás do Studio. Uma ideia é usar a função dos stories para “mostrar a sua cara” e interagir com o seu público. Se há outras pessoas trabalhando com você, mostre-as também, assim como os bastidores — mas sempre mantendo uma postura profissional.
MUDE PARA UM PERFIL COMERCIAL
O Instagram oferece duas opções de contas: as pessoais e as comerciais. Ao mudar a sua conta para comercial, você passa a ter alguns benefícios, como o acesso à ferramenta Insights. Ela coleta dados e fornece as estatísticas dos seus posts, como impressões, alcance e melhor horário de postagem, e fornece dados sobre os seus seguidores e visitas ao perfil.
Além disso, você pode fazer postagens patrocinadas pelo próprio aplicativo. Outra vantagem importante é que o perfil comercial facilita para que os seus seguidores entrem em contato com você, por meio do site, e-mail ou WhatsApp.
USE FOTOS E VÍDEOS DE QUALIDADE
O Instagram é uma rede social visual. Seus usuários são atraídos pela estética, pelo que veem, pelo belo. Isso significa usar fotos e vídeos feitos com alta resolução, imagens nítidas e bem enquadradas, sem ruídos.
Outra dica relacionada à estética do seu perfil é cuidar do seu feed. Você pode usar aplicativos gratuitos, como o UNUM, que ajudam a planejar as suas postagens e organizá-lo de maneira harmônica. Você pode organizar por tipo de postagem, cores, filtros, montagem de fotos, entre tantas opções. A ideia é que, ao olhar para o seu feed, o seguidor perceba o equilíbrio e a harmonia entre os posts.
USE AS HASHTAGS CERTAS
As hashtags funcionam como um filtro, ajudando os usuários a encontrarem o que eles querem. Por exemplo, se você buscar pela #pilates, vai encontrar publicações do mundo inteiro relacionadas às aulas, aos exercícios, aos cursos e aos aparelhos. Se você buscar por #aparelhosdepilates, vai reduzir drasticamente as publicações encontradas, voltadas apenas para os equipamentos.
Para os seguidores e possíveis clientes, funciona da mesma maneira. Quando você utiliza as hashtags corretas, deixa o seu negócio mais visível. Você pode usar algumas mais amplas, que trazem visibilidade, e outras mais específicas, que direcionam o seu público.
ANALISE AS MÉTRICAS
É muito importante analisar o desempenho das suas publicações. Veja o perfil dos seus seguidores, o comportamento deles em relação aos horários de uso, impressões e alcances de cada postagem. Tudo isso vai ajudar a direcionar o seu conteúdo, atraindo mais possíveis clientes.
Imagine uma situação em que a maior parte dos seus seguidores são mulheres na faixa de 20 a 40 anos. Se você abordar os benefícios do Pilates para a menopausa, envelhecimento saudável ou como o Pilates pode ajudar na incontinência urinária, a interação será mínima, pois são assuntos que não interessam aos seus seguidores.
Analisando as métricas, você consegue perceber se está atingindo o seu público-alvo e se o seu conteúdo interessa o seu público, se gera engajamento e interação.
AVALIE OS SEUS CONCORRENTES
Uma prática muito comum nas empresas é o benchmarking, que é justamente analisar os concorrentes. Você pode seguir outros Studios e ver o que eles fizeram que deu certo ou não. A ideia não é copiar o seu concorrente, mas sim usar como uma referência, uma inspiração. A partir dessa analise, você pode aproveitar o que deu certo e criar novas estratégias, sempre colocando a personalidade da sua marca.
POR QUE USAR O INSTAGRAM PROFISSIONALMENTE?
Se você ainda tem dúvidas se vale a pena investir em um perfil profissional, confira alguns dos benefícios que o Instagram pode trazer para a sua empresa:
- Aumenta o engajamento das pessoas com a sua marca;
- Ajuda a construir confiança e autoridade;
- Atinge mais pessoas;
- Aumenta as vendas do Studio;
- Cria uma divulgação orgânica (usuários que marcam o seu Studio nas suas postagens).
Agora, você já sabe como usar o Instagram de forma profissional e quais os benefícios que isso traz para o seu Studio. Coloque as nossas dicas em prática e crie uma estratégia de marketing, pensando na sua frequência de postagens, no conteúdo e nas ferramentas disponíveis no app. Lembre-se de que não se constrói um perfil de sucesso de um dia para o outro. É preciso ter paciência e constância para atingir o seu público e colher os frutos de um perfil bem feito.
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